App para alfabetização de crianças de 4 a 9 anos

App para alfabetização de crianças de 4 a 9 anos! Você por acaso tem algum filho, sobrinho, ou simplesmente um membro da família que tenha entre 4 e 9 anos? Se a pergunta para esta for “Sim”, você provavelmente deve saber que a sua alfabetização ainda não está em um nível muito bom de entendimento, não é mesmo?

E devido a pandemia, tudo isso pode ter piorado significativamente para muitas famílias, até porque, como todos nós sabemos, o ensino à distância, não se iguala nenhum pouco ao ensino presencial. Ou seja, o aprendizado de todos foi fortemente prejudicado, portanto, o que nos resta é apenas procurar outras alternativas de alfabetização.

Uma alternativa bastante interessante que temos a apresentar, é o uso de aplicativos, que apesar de parecer algo inusitado para muitos, é algo bastante utilizado por outros. Portanto, se você deseja obter mais informações detalhadas a respeito da alfabetização de crianças de 4 a 9 anos, sugerimos que continue lendo este breve artigo.

Aplicativo para alfabetização de crianças até 9 anos

Não é novidade para absolutamente ninguém que hoje em dia, as crianças estão fortemente conectadas à tecnologia, bem mais do que com brinquedos e coisas que há não muitos anos atrás era muito comum.

E apesar disso ser uma desvantagem em diversas questões, é possível que tiremos algo de bom nisso, que é a alfabetização dos mesmos através de aplicativos.

Você alguma vez já tinha ouvido falar em alguma aplicativo para a alfabetização de crianças, no qual a sua idade pode variar entre 4 a 9 anos?

O aplicativo que até então você não possuía qualquer conhecimento a respeito, trata-se do Graphogame, um aplicativo no qual o seu filho pode aprender brincando.

alfabetização de crianças
alfabetização de crianças

Estando já disponível em diversos países ao redor de todo o mundo, o aplicativo em questão ingressou no Brasil, através de uma ação do Ministério da Educação, no âmbito da Política Nacional de Alfabetização e do programa Tempo de Aprender.

E este projeto foi introduzido na vida de muitas famílias brasileiras, com o intuito de não só apoiar professores, com suas atividades através do ensino a distância, mas também as famílias, para realizarem o acompanhamento de suas crianças em todo este processo para conquistas habilidades de literácia.

Leia também>>> Cursos Gratuitos no SEBRAE

Graphogame – O que é e como funciona?

Conforme foi destacado diversas vezes aqui neste artigo, o aplicativo que auxilia as crianças no processo de alfabetização, o Graphogame, é voltado aqueles que possuem entre 4 e 9 anos.

De modo mais objetivo, podemos determinar que a plataforma em questão é voltada a aprendizagem de habilidades fonológicas.

De origem finlandesa, de uma empresa chamada Grapho Learn, o app em questão possibilita que a criança desenvolva habilidades relacionadas aos sons da linguagem, além de ajudar a aprender a ler.

Podemos estabelecer aqui que o Graphogame é útil principalmente às crianças que estão aprendendo as relações entre letras e sons, já que o mesmo as ensina as primeiras letras, montar sílabas e ler palavras, com sons e instruções totalmente em português.

Visto o quanto o aplicativo em questão pode ser eficaz, é importante ressaltarmos que a sua instalação pode ser realizada tanto por smartphones com o servidor IOS, quanto Android, ou então Microsoft.

alfabetização de crianças
alfabetização de crianças

Um detalhe extremamente importante de deixarmos claro, é que de forma científica, foi comprovado que a eficácia deste aplicativo e desenvolvimento de aprendizado da criança é ainda maior, quando tudo está sendo realizado com a supervisão de um adulto, que possa lhe auxiliar em qualquer dúvida.

E também para ajudar os pais e os professores nessa nova jornada que é ensinar de forma totalmente online, através de um plataforma que nunca tinha sido utilizada, foi disponibilizado pelo MEC- Ministério da Educação, um manual de uso do  Graphogame, que por sua vez, pode ser acessado através deste link: http://alfabetizacao.mec.gov.br/images/graphogame/pdf/graphogame_at.pdf.

Artigo anteriorAplicativos gratuitos que ajudam a fazer currículo
Próximo artigoComo fazer curso na Havard on-line e gratuito