Aplicativo do Vasco

O Vasco da Gama anunciou uma novidade virtual . Trata-se do novo Aplicativo do Vasco , ainda em fase beta (período de testes). Os vascaínos que possuírem aplicativos Android já podem desfrutar do produto criado visando entreter e informar nossos torcedores de forma leve, dinâmica e exclusiva.

A intenção do clube é aumentar e qualificar a interação dos cruzmaltinos com a comunicação oficial do clube. Os vascaínos poderão acompanhar em tempo real jogos e notícias pensados para o torcedor do clube. Ainda será possível receber as notícias por notificação em seu aparelho.

O Aplicativo

Um dos idealizadores do projeto, o gerente de Novos Negócios, Afonso Tresdê, falou sobre as funções e as expectativas que a torcida poderá criar:

‘’O Aplicativo do Vasco, posso dizer que é o meu xodô. Se ele não está 100%, está 99% do que eu imaginava como torcedor vascaíno. Ele vem com uma parte de gamificação muito forte. Não quero falar muito, porque teremos inúmeras surpresas positivas ao longo dessa jornada. O vascaíno vai ganhar pontos por acessar o aplicativo. Os mais assíduos na ferramenta poderão trocar pontos por experiências e produtos.’’

O planejamento do Vasco inclui transmissões em áudio pela Vasco TV e, futuramente, também por vídeo. Os torcedores poderão apostar a pontuação deles, ou seja, as moedas chamadas vascoins.

O aplicativo está na versão BETA. Também se encontra em fase de avaliação para publicação na loja Apple. Os usuários Android já podem acessar através do link disponibilizado pelo clube.

Curiosidades sobre o Vasco

  1. A faixa diagonal na camisa vascaína significa o caminho para as Índias, descoberto pelo navegador Vasco da Gama.
  • Também começou como clube de remo: 58 amigos se uniram para participar da grande regata de 1898, ano da Comemoração do IV Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para as Índias.
  • Em sua estreia no futebol, dia 3 de maio de 1916, o Vasco levou uma impiedosa goleada de 10 x 0 contra o Paladino F.C..
  • O primeiro escudo do Vasco foi criado em 1903. Era redondo, fundo negro, com a caravela ao centro. No fundo negro, as iniciais C e R, mais Vasco da Gama, separados por 6 cruzes de Cristo. Apenas na década de 1920 o clube adotou o atual escudo.
  • O Vasco aceitava em seu quadro associativo negros, mulatos, caixeiros e comerciantes, gente que não era admitida em outros clubes de futebol.
  • Quando o time começou a vencer os grandes, os outros clubes se juntaram e tentaram aplicar um golpe. Proibiram que analfabetos participassem dos jogos. O Vasco teve que contratar professores para ensinar a maioria de seus jogadores a escrever os nomes para preencher a súmula.
  • O Vasco foi um dos primeiros times brasileiros a pagar salários aos seus jogadores, podendo então contar com pessoas de baixa renda na equipe.
  • Isso só era possível na década de 1920 porque os jogadores eram registrados como funcionários de armazéns de portugueses instalados no Rio de Janeiro, torcedores do time, já que, por ainda ser um esporte amador, era proibido pagar salários a jogadores de futebol.
  • O primeiro uniforme de futebol do Vasco era de camisas pretas com golas e punhos brancos, com a Cruz de Cristo sobre o peito, como a da Seleção Portuguesa que esteve no Rio de Janeiro em 1913 e a do Lusitâniacomo qual o Vasco se fundiu. Na década de 1930, surgiu a camisa preta com faixa branca e a Cruz de Malta no peito, apesar de a original ter sido usada até 1945. O novo uniforme foi criado pelo técnico uruguaio Ondino Vieira, que gostava de mudar os uniformes dos clubes por onde passava.
Artigo anteriorAplicativo do São Paulo
Próximo artigoAplicativo do Corinthians