App Carteira Digital de Transito: Veja como baixar a sua CNH Digital

O app carteira digital de transito foi um tipo de evolução da CNH tradicional, então, você sabia que agora você pode ter sua CNH digital? Em instantes você faz isso e não precisa carregar sua versão em papel.

Desde o ano de 2018, este documento está disponível para muitos estados brasileiros. Mas calma! A versão impressa continua valendo normalmente. E, você pode ter seu documento digital a qualquer momento.

E pode usar ela sem internet, pois o app carteira digital de transito tem a tecnologia QR Code. Muito boa essa novidade, não é mesmo? Fique conosco e veja como baixar sua CNH digital.

App Carteira Digital de Transito: o que é?

O app carteira digital de transito veio para facilitar a sua vida; trata-se de uma versão digital da CNH tradicional e tem o mesmo valor jurídico da tradicional carteira de habilitação, só que agora você terá mais mobilidade e praticidade.

Segundo informações do Ministério das Cidades, o objetivo da digitalização da CNH é dispensar a necessidade de imprimir papel sempre que for emitir uma CNH nova, além de ser uma solução mais sustentável.

Segundo informações do Detran, há muitas dúvidas sobre o preço da CNH digital e isso depende do Detran de cada cidade, ou melhor, da sua região. Para consultar preços entre no Detran de seu estado e faça isso.

CNH digital e suas vantagens

Com o app carteira digital de transito, além de você portar um documento digital que você pode fazer uso por meio do celular em caso de perda, você não terá maiores dores de cabeça para emitir uma nova e nem terá que gastar.

Essa medida do governo federal trouxe mais benefícios tanto para o cidadão, quanto para o governo que poderá fazer economia. Os dados são ainda criptografados e assinados digitalmente, o que traz mais segurança.

E toda e qualquer pessoa habilitada pode ter acesso à versão digital da CNH. Então, é mais um documento útil que pode facilitar sua vida e tudo fica armazenado no aparelho que você usa a todo momento, seu celular.

Como funciona CNH digital?

Desde dezembro de 2018 que o Ministério das Cidades permitiu que as pessoas que já tivessem a carteira tradicional de motorista pudessem ter a CNH digital, embora era preciso ter o QR code.

De acordo com algumas informações, cerca de 26 milhões de brasileiros já fazem uso dessa inovação e a ideia é que ela seja adotada por quase toda a população brasileira.

Isso traz mais conveniência para as pessoas uma vez que hoje elas já fazem quase tudo por meio do celular. A CNH digital tem um aplicativo próprio e para baixar sua CNH veja o passo a passo abaixo.

Outras informações importantes do app carteira digital de transito

O sistema permite somente uma única carteira digital de trânsito em um mesmo aparelhou, ou seja, sua CNH não pode estar disponível em mais de um aparelho.

Então, ao abrir sua CNH de outro dispositivo, informando seus dados após baixar o aplicativo, haverá uma desconexão automática de seu aparelho anterior.

Sua CNH é protegida e seus dados são criptografados e ainda se você desistir da versão digital, você pode ainda entrar no Portal de serviços do Denatran e fazer o informe devido ou remover seus dados.

App Carteira digital de trânsito: Saiba Mais!

O app carteira digital de trânsito é do Governo Federal e sua última versão foi atualizada, recentemente, em setembro de 2021, a partir das demandas e comentários dos usuários dos serviços.

Com a versão atualizada você pode ainda indicar o novo condutor infrator direto, fazendo isso pelo app da carteira digital de trânsito. Então, é uma nova funcionalidade criada par beneficiar o usuário.

Embora alguns usuários relatam que muitas vezes o aplicativo tem falhas, mas qual recurso tecnológico não em suas falhas, não é mesmo? Então, essa carteira digital de trânsito é mesmo uma inovação genial.

Como baixar a CNH digital

Para baixar sua CNH digital, saiba antes que ela está disponível para sistemas Android e IOS. Você mesmo pode fazer isso. Veja agora o passo a passo completo para ter seu documento na palma da sua mão:

  • Entre na Play Store ou Google Play;
  • Digite CNH digital Serpro no campo de pesquisas;
  • Encontre o aplicativo;
  • Clique em instalar;
  • Jogue os dados que são pedidos e acione Continuar;
  • Depois abra o aplicativo;
  • Ao abrir o app, você precisa fazer seu cadastro junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informando seu email.

Você vai receber um email de confirmação do seu cadastro, clique no link para continuar. Em seguida, vá até o Detran de sua cidade para validar seus dados.

Mas lembre-se de olhar no verso de sua CNH, pois somente aquelas emitidas a partir de 2017 é que vêm com o QR Code que permitem fazer a leitura.

Veja como validar os dados no seu app carteira digital de trânsito

Para validar os dados no seu app carteira digital de trânsito, você tem três alternativas: com biometria; com certificado digital e sem certificado.

Você ainda tem a opção de fazer essa validação através de seu celular, por meio do reconhecimento de sua face. Vamos imaginar que você escolheu a validação facial, então você precisa fazer isso:

Faça o login no app e clique em adicionar CNH:

  • Informe o CEP de seu endereço;
  • Faça a leitura do QR code;
  • Faça a leitura facial, conforme o aplicativo vai solicitado;
  • Informe seu celular;
  • Pronto, sua CNH já está disponível em seu celular. Baixe então o seu documento.

Por fim, neste post de hoje você viu sobre a CNH digital: como baixar a sua e como funciona. Ela funciona tanto para aplicativo Android como iOS e não precisa ter acesso à internet para fazer uso depois que for baixada.

Agora que você sabe de mais essa facilidade, não perca tempo, baixe a sua e comece a usar em todo o território brasileiro e não fique na dúvida, pois ela tem validade assim como a versão tradicional.

Fique aqui e acesse outros post como este, combinado? Baixe o App da CNH Digital Aqui => Baixe Aqui!

Artigo anteriorO editor que cria cartoon de você: ToonMe
Próximo artigoAplicativos para identificar plantas