Cadastro único (CadÚnico) 2021: veja como fazer sua inscrição

O Cadastro único (CadÚnico) é um registro feito pelo Governo Federal para levantar as famílias de baixa renda no Brasil. Para ter acesso a alguns benefícios sociais, você precisa ter esse cadastro.

O Cadastro único (CadÚnico) permite identificar cada pessoa, como nível de renda, situação de trabalho, escolaridade e outros dados que são usados para filtrar as pessoas que poderão ter acesso aos benefícios sociais.

Dentre os benefícios para que tem o Cadastro único (CadÚnico), estão: o Auxílio Emergencial, o Bolsa Família, tarifa social de energia elétrica, entre outros. Então, para saber mais, continue a leitura!

Cadastro único (CadÚnico) 2021: e o Auxílio Brasil

O Cadastro único (CadÚnico) será a principal maneira de ingressar no Auxílio Brasil, que é um programa de transferência de renda também do Governo federal. Ele foi pensado para ficar no lugar do Bolsa Família.

O Auxílio Brasil está com previsão para ser iniciado a partir de novembro de 2021, depois do pagamento de todas as parcelas do auxílio emergencial.

Há uma Medida Provisória que ainda será votada nas duas Casas, de modo que o benefício seja concedido ainda em 2021. Então, para ter direito a esse benefício, é preciso também está inscrito no CadÚnico.

Cadastro único (CadÚnico) 2021: e o Auxílio Emergencial

Com o Cadastro único (CadÚnico) é possível que as pessoas em situação de vulnerabilidade ou desempregadas tenham acesso ao auxílio emergencial em 2021, com o pagamento de quatro parcelas.

O novo valor anunciado é de R$ 250 para a maior parte das pessoas; e de R$ 375 para mulheres chefes de famílias. Em julho, o Governo Federal anunciou a prorrogação desse beneficio para mais 3 meses.

Assim, os pagamentos vão até o mês de outubro de 2021. O benefício vai contemplar os trabalhadores informais, microempreendedores, desempregados inscritos no CadÚnico e quem tem o Bolsa Família.

Cadastro único (CadÚnico): quem pode se inscrever?

Com o Cadastro único (CadÚnico) como você viu, há vários benefícios, como informado, embora é preciso fazer algumas comprovações, como:

  • Ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Possuir renda mensal familiar de até 3 salários;
  • Possuir renda superior a 3 salários, mas desde que o cadastro esteja integrado à inclusão em benefícios sociais nas 3 esferas do governo (municipal, estadual e federal).

Para se inscrever você precisa ir até a Secretaria Social ou prefeitura de sua cidade e procurar o responsável pelo CadÚnico ou Bolsa Família. Há ainda o aplicativo CadÚnico que lhe fornece muitas informações.

Cadastro único
Cadastro único

Cadastro único: como consultar?

Para consultar o Cadastro único (CadÚnico), você pode entrar no site do Ministério do Desenvolvimento Social em Consulta ao Cidadão Cadastro Único. Será solicitado o nome, nome da mãe e data de nascimento.

A consulta pode também ser feita pelo 0800 707 2003, a ligação é gratuita. Isso é importante para saber se você está cadastrado no Programa. É possível ainda emitir o comprovante de inscrição.

Para isso, é preciso ter acesso à internet e também precisa entrar no Ministério do Desenvolvimento Social e informar os dados que são solicitados. Ou baixe o app CadÚnico para ter acesso a maiores informações.

Por fim, neste artigo você conferiu sobre o Cadastro único CadÚnico: o que é, como fazer sua inscrição e quais os benefícios. Viu como é fácil saber se você tem direito aos benefícios?

Você notou que basta ir até a prefeitura de sua cidade para se inscrever. Claro, veja se você se enquadra nos requisitos. Ou entre no app, pois nele há orientações importantes. Combinado?

E fique aqui no site e acesse outros posts como este! Para saber mais do CadÚnico clique!

Leia também: Aplicativo para ocultar fotos e vídeos: proteja seus arquivos

Artigo anteriorAplicativo para ocultar fotos e vídeos: proteja seus arquivos
Próximo artigoCriador de games 3D Struckd: conheça agora!