Como abrir um MEI de forma rápida e simples

Como abrir um MEI de forma rápida e simples! Durante a pandemia, diversas coisas mudaram, ou melhor dizendo, muitas coisas pioraram e entre elas, além da situação da saúde pública obviamente, a taxa de número de pessoas desempregadas teve uma grandíssima alta, o que acabou afetando fortemente diversas famílias.

E para tentar driblar toda essa triste situação, pessoas tiveram que pensar em alternativas de obter uma fonte de renda, enquanto alguns se tornaram vendedores de produtos próprios, ou então de grandes marcas, outros aplicaram seu dinheiro ou então, abriram o seu próprio negócio.

Os negócios geralmente começam sendo classificados como MEI, que por sua vez, trata-se de uma sigla que se refere ao Microempreendedor Individual. Portanto, se você tem interesse em saber não só do que o mesmo se trata, mas também, como abrir um, sugerimos que continue lendo e conferindo o conteúdo deste breve e explicativo artigo.

MEI- O que é e como funciona?

Você tem interesse em abrir um MEI, de forma totalmente rápida e simples?

Se a resposta para esta pergunta for sim, é extremamente importante que você saiba exatamente do que o mesmo se trata, quem pode ser, entre diversas outras questões relevantes.

De forma clara e também objetiva, podemos estabelecer que o MEI (cuja sigla conforme já foi ressaltado, é referente ao Microempreendedor Individual) nada mais é do que um modelo simples de uma empresa.

Ou seja, se você deseja trabalha para você mesmo, coisa que também é chamado de autônomo, e deseja tornar tudo algo formal, logo você será classificado como MEI.

Como abrir um MEI
Como abrir um MEI

Algumas das profissões conhecidas por serem MEI’s são:

  • artesão;
  • cabeleireiro;
  • vendedor de roupas;
  • doceiro;
  • dono de minimercado.

É importante deixarmos claro que trabalhador autônomo que formalizar o seu trabalho e se tornar portanto um MEI, logo terá um registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, que na verdade conhecemos como CNPJ.

Com isso, é necessário também que você pague um valor fixo todos os meses, que por sua vez, serão referente à tributos de sua atividade.

É válido ressaltarmos que mesmo não trabalhando em uma empresa formal um trabalhador MEI também tem direito à certos benefícios, como por exemplo:

  • aposentadoria por idade;
  • aposentadoria por invalidez;
  • acesso ao auxílio-doença;
  • acesso ao salário-maternidade;
  • pensão por morte (obviamente sendo direcionado à para a família).

Uma condição extremamente importante de ressaltarmos a respeito de uma empresa MEI, é que a mesma só pode ser considerada MEI mesmo, quando o seu faturamento anual não ultrapasse o valor de R$ 81 mil.

Além disso, apesar do próprio nome falar, é importante ressaltarmos que também só pode ser uma MEI, caso você não tenha nenhum sócio. E em relação à funcionários, pode haver apenas um.

Como abrir um MEI
Como abrir um MEI

Como abrir um MEI de forma rápida e simples

A abertura de uma Microempresa individual é algo bastante simples.

E para comprovar isso, sugerimos que confira a seguir o nosso passo a passo.

Passo 1: A princípio, é importante que você estude bem qual tipo de negócio você tem interesse em abrir, veja se o mesmo realmente lucrativo, analise se pessoas se interessarão pelo mesmo e também, se é possível a sua produção, até porque em determinadas regiões do país, certas coisas podem ser proibidas.

Passo 2: Posteriormente, será necessário que você efetue o seu cadastramento no portal de serviços do governo. Para isso, você deve acessar o seguinte endereço eletrônico: https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=contas.acesso.gov.br&authorization_id=179ce2dc0c1. Ao acessar o mesmo, você deve apenas definir em quais das opções o seu micro negócio se encaixa.

Passo 3: Em seguida, será necessário que efetue a abertura de seu MEI através do Portal do Empreendedor, que por sua vez, pode ser acessado através do seguinte link: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/. Tudo pode ser concluído dentro de poucos minutos e também, é totalmente gratuito.

Passo 4: E para concluir, você simplesmente terá que ver como deve ser feito para que a nota fiscal seja emitida e assim você consegue abrir um MEI.

Leia também>>> 8 melhores aplicativos para aumentar sua produtividade.

Artigo anterior8 Melhores Aplicativos para aumentar a Produtividade
Próximo artigo5 melhores app gratuitos para edição de fotos