Google sheets

O  Google sheets  é a plataforma do Google para manipulação e gerenciamento de planilhas e gráficos por uma pessoa ou equipe de trabalho.

Pode ser usado por várias pessoas ao mesmo tempo e suas edições podem ser feitas off-line, tanto na Web quanto no iOS e aplicativos Android.

O que e o Google sheets?

O Google sheets (ou Planilha Google) é a plataforma do Google para edição e armazenamento on-line de planilhas, tabelas e gráficos.

Funciona na nuvem, permite acesso em qualquer lugar, a qualquer hora e salva suas alterações automaticamente, também funciona offline, se necessário.

A ferramenta é gratuita e está disponível para uso na web, bem como em aplicativos iOS e Android para smartphones e tablets Lets.

Qual é a diferença entre o  Google sheets e o Microsoft Excel?

A principal diferença entre o Google sheets e o Microsoft Excel foi o uso da nuvem pela ferramenta do Google. No entanto, a Microsoft agora também oferece esse serviço por meio do One Drive.

Ao fazer isso, o Google sheetspermite edição simultânea em tempo real com outras pessoas, bate-papo por meio de arquivos e obtenção de feedback por meio de comentários.

Por isso, outras diferenças entre as duas plataformas são a maior presença de templates pré-construídos no Google Sheets, além de funções e fórmulas mais específicas nas áreas de estatística e finanças.

O Google Sheets Também oferece uma ampla gama de planilhas e gráficos para apresentações, além de gerenciar e processar grandes quantidades de dados, possibilitando a criação de várias planilhas em um mesmo documento.

Por outro lado, o Microsoft Excel suporta mais colunas do que o Planilhas Google, são 16.000 contra apenas 26. Também é a melhor opção para configurações avançadas de VBA e criação de painéis.

Afinal, o Google sheetsé gratuito. Isso é para uso individual, enquanto o Microsoft Excel requer uma assinatura do Office 365. Para uso comercial, o Google oferece planos que atendem ao tamanho e às necessidades de sua empresa.

Coisas que podem ser feitas no Google Sheets

Crie atalhos para tarefas comuns

Você costuma fazer as mesmas tarefas no Planilhas Google?

Para economizar tempo, você pode usar atalhos para tarefas comuns.

Use macros também para tarefas comuns

Além dos atalhos, as macros são outra ferramenta do Google sheetsque você pode usar para otimizar seu tempo em tarefas comuns.

Ele permite gravar ações que você repete e depois reproduzir a gravação salva repetir esta tarefa.

Se você estiver interessado nesta ferramenta, vá em Ferramentas > Macros > Gravar Macro.

Traduza textos sem precisar de outros aplicativos

Um recurso que pouca gente conhece do Google sheetsé a integração com o Google Tradutor, para que você possa traduzir o texto que quiser na planilha.

Para estes Para ativar o recurso , basta digitar =GOOGLETRANSLATE (expressão no idioma atual, idioma atual, idioma que deseja traduzir).

Veja o exemplo abaixo onde traduzimos texto do espanhol para traduzir inglês: >= GOOGLETRANSLATE(hola, es, en)

Transferir dados de outra planilha do Google

Outro recurso que pode economizar muito tempo é a integração entre planilhas do Google.

Dessa forma, você evita copiar e colar informações de um arquivo para outro. e esses dados serão enviados automaticamente.

A função que torna isso possível chama-se IMPORTRANGE. Use o exemplo a seguir para testar:

=IMPORTRANGE(URL da planilha desejada, referência de guia e cédula).

Conecte sua planilha a outros aplicativos

Além de conectar uma planilha a outra, você também pode conectar sua planilha do Google sheetsa outros aplicativos on-line.

Isso significa que você pode obter dados de fontes como Instagram e Twitter Pode ser acessado.

Você pode recorrer a aplicativos como Zapier ou IFTTT para isso.

Artigo anteriorComo mitar no Cartola
Próximo artigoFunimate