Se você quer trabalhar em uma grande empresa e ainda obter um diploma técnico sem pagar nada, deve conhecer o jovem aprendiz SENAI.
É um programa que visa ajudar os jovens a se um futuro melhor.
Você pode trabalhar em uma empresa que não interfere na sua escola, fazer um curso de qualidade e ao mesmo tempo ganhar uma renda extra.
O que é o SENAI?
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial é uma entidade que oferece cursos de formação, técnico, especialização e ensino superior em todo o Brasil.
Cada curso do SENAI visa capacitar os jovens do país, em além de desenvolver competências e habilidades para o crescimento profissional, social e humano em geral.
É uma instituição parceira de diversas empresas e também atua como agência de fomento ao empreendedorismo nas cidades onde atua.
O que é a formação profissional?
A formação profissional visa formar jovens e adultos com idades compreendidas entre os 14 e os 24 anos que trabalham em empresas ou no setor público como aprendizes contratados por instituições privadas de apoio e promover o crescimento pessoal, a geração de empregos e a qualificação econômica da sociedade como um todo.
Os cursos do programa têm temas e objetivos diversos, como:
- Desenvolvimento de habilidades profissionais
- Desenvolvimento de competências humanas
- Desenvolvimento de habilidades técnicas
- Desenvolvimento de competências transferíveis
- Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais
- Desenvolvendo habilidades de liderança
- Desenvolvimento de habilidades de comunicação
- Entre outras.
Os cursos são oferecidos em diversas áreas, tais como:
- Agronegócio
- Comércio
- Construção Civil
- Desenvolvimento de Produtos
- Distribuição Logística
- Eletroeletrônica
- Eletromecânica
- Eletrotécnica
- Mecatrônica
- Mecânica
- Metalurgia
- Petróleo e Gás
- Química
- Segurança do Trabalho
- Telecomunicações
- Transporte e Logística
- E muito mais.
Quem pode ser um jovem aprendiz do SENAI?
Para participar do programa de qualificação profissional, o jovem deve cursar o ensino fundamental ou médio. Além disso, devem ter no mínimo 14 anos e no máximo 24 anos.
Pessoas com deficiência podem se inscrever por meio de procedimentos especiais em empresas que procuram emprego, mesmo após o ensino médio como pequenos estágios.
Para participar, o jovem deve se inscrever no programa jovem aprendiz do SENAI de sua cidade.
Como se inscrever como jovem aprendiz nas unidades do SENAI ?
Os alunos devem se cadastrar na unidade SENAI mais próxima de onde moram e preencher a ficha de inscrição para participar do programa. Você também deve fornecer documentação pessoal, educacional e profissional para se inscrever no programa. Por fim, você deve selecionar o curso que deseja fazer.
Cada unidade do SENAI tem uma forma diferente de preencher este cadastro, por isso é importante que você entre em contato conosco caso tenha interesse em participar.
Os jovens devem fazer a prova de aptidão e conhecimento para o curso desejado no SENAI. Além disso, você deve ter uma entrevista com o coordenador do curso para apresentar a personalidade e os objetivos profissionais dos alunos.
Por que se tornar um jovem aprendiz através do SENAI?
O programa de estágio profissional do SENAI é uma grande oportunidade para os jovens conhecerem a fundo a área profissional que escolheram. Além de desenvolver e aprimorar habilidades e competências para o futuro.
Os jovens estagiários também podem conhecer melhor as empresas e instituições parceiras do SENAI. E ao final dos estudos, podem ser contratados diretamente pela empresa.
Além disso, é uma grande oportunidade para os jovens conhecerem o mercado de trabalho e obterem seu diploma profissional. Algo que as empresas apreciam muito.
Todos os cursos do SENAI são gratuitos e o jovem estagiário não precisa pagar nada pelo programa. Além disso, o jovem estagiário tem acesso a bolsa em dinheiro, vale-transporte e assistência médica e odontológica da empresa.