O que é a NBA

A maior liga de basquete do mundo com os melhores jogadores de todos os tempos. Essa é a NBA!

Todos os anos, os melhores times de basquete do mundo competem em uma longa temporada para determinar quem se torna o grande campeão!

Em 2020, o Los Angeles Lakers conquistou seu 17º título, empatando o recorde do Boston Celtics em toda a história da liga, que começou na década de 1940.

Quer aprender mais sobre a NBA e entender todos os prós e contras da maior liga de basquete do mundo? Venha conosco!

O que é NBA?

A sigla NBA significa National Basketball Association, a maior liga de basquete do mundo. O campeonato reúne 30 equipes, sendo 29 dos Estados Unidos e um representante do Canadá, o Toronto Raptors.

História da NBA

A NBA foi fundada em 1946. Em sua primeira versão, a liga se chamava Basketball Association of America (BAA) e tinha 11 times: Boston Celtics, Chicago Stags, Cleveland Rebels, Detroit Falcons, New York Knickerbockers, Philadelphia Warriors, Pittsburgh Ironmen, Providence Steamrollers, St. Louis Bombers, Toronto Huskies e Washington Capitols.

Qual foi  o primeiro jogo ?

O primeiro jogo da história da NBA foi disputado em 1º de novembro de 1946 em Ontário, Canadá, entre o Toronto Huskies e o New York Knicks. Os primeiros campeões da liga foram o Philadelphia Warriors com uma vitória por 4 a 1 sobre o Chicago Stags na série decisiva.

Não foi até 1949 que a liga foi renomeada para National Basketball Association (NBA). depois que o BBA adquiriu equipes de outra liga de basquete dos EUA, a National Basketball League (NBL).

A nova liga tinha 17 franquias, mas o número de participantes foi reduzido até chegar a 8 na temporada 1953/1954: New York Knicks, Boston Celtics, Philadelphia Warriors, Minneapolis Lakers, Rochester Royals, Fort Wayne Pistons, Tri-Cities Blackhawks e Syracuse Nacionais. Todas essas franquias permanecem na NBA, embora apenas o New York Knicks e o Boston Celtics permaneçam na mesma sede.

Nas décadas que se seguiram, a NBA passou por fases de expansão até chegar ao formato atual de 30 franquias.

Como funciona a NBA?

As 30 equipes da NBA são divididas em duas conferências: Leste e Oeste. Ou seja, as equipes são distribuídas com base em sua localização geográfica. Cada conferência é composta por 15 equipes formando três divisões com cinco representantes.

Como funcionam os playoffs ?

Nos playoffs, os jogos acontecem sempre dentro das conferências – equipes do oeste só enfrentam adversários do leste nas finais da NBA. A equipe com o melhor registro joga em 8º em sua conferência, o segundo joga em 7º, o terceiro joga em 6º e o quarto joga em 5º.

Nas semifinais da conferência, o vencedor da partida entre o 1º e o 8º lugar enfrenta aquele que passar a partida entre o 4º e o 5º lugar. Quem vencer o duelo entre os lugares 3 e 4 enfrenta a equipe que sai do duelo entre os lugares 6 e 7.

Por fim, os vencedores das semifinais se enfrentam nas finais da conferência. A equipe com o melhor registro da temporada regular jogará mais jogos em casa.

As três rodadas dos playoffs da NBA são sempre a melhor de sete jogos.

Como funcionam as finais ?

As finais da NBA são disputadas entre os campeões das Conferências Leste e Oeste em uma série de até 7 jogos. A equipe com o melhor recorde da temporada regular é elegível para quatro ordens de campo, e a primeira equipe a vencer quatro jogos se torna o campeão da NBA.

Como funcionam as franquias na NBA?

Na NBA, como nos principais esportes dos Estados Unidos, as ligas são formadas por franquias (franchising) que possuem proprietários. Assim, os proprietários podem optar por realocar as equipes para outras cidades, geralmente por motivos financeiros.

Ao longo da história da NBA, várias equipes mudaram suas sedes. Como resultado, os nomes das equipes também serão alterados. O Los Angeles Lakers, por exemplo, foi o Minneapolis Lakers até 1960 – o Lakers conquistou seus primeiros cinco títulos com o nome antigo. Os Golden State Warriors já foram chamados de Philadelphia e San Francisco Warriors.

Artigo anteriorCruzeiro e Crb
Próximo artigoWatch Golf Live