Pis Pasep – Veja Se Você Tem Direito

Pis Pasep – Veja Se Você Tem Direito! Você certamente pelo menos uma vez em sua vida já parou para pensar que o Governo Federal do Brasil é responsável por disponibilizar uma série de diferentes benefícios sociais, tendo aqueles voltados para as famílias consideradas pobres e extremamente pobres e também, os benefícios dos trabalhadores, como por exemplo o FGTS.

Mas além do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como benefício ao trabalhador, temos também o PIS- PASEP, que por sua vez, é também bastante conhecido e procurado, já que sempre pode lhe proporcionar uma certa quantia a mais no ano, mesmo que muitas vezes substancial.

Portanto, se você deseja obter mais informações detalhadas a respeito, sugerimos que continue lendo e conferindo todo o conteúdo que este breve e explicativo artigo tem a oferecer, pois aqui apresentaremos não só de forma detalhada do que se trata o  benefício, mas também quem tem direito de adquirir o mesmo.

Pis Pasep – O que é e como funciona?

Conforme ficou bastante claro, logo na introdução deste artigo, é que o PIS PASEP, trata-se na verdade, de um dos benefícios oferecidos pelo Governo Federal mais conhecido, que por sua vez, é direcionado somente para os trabalhadores.

Pis Pasep
Pis Pasep

Tendo como significado da sigla: Programa Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, é, conforme podemos perceber através de seus nomes, algo voltado tanto aos trabalhadores do setor privado, quanto do setor público.

E apesar de siglas diferentes, com direcionamentos diferentes, ambas contam com o mesmo “objetivo”, por assim dizer, que é basicamente proporcionar um abono salarial ao trabalhador brasileiro regido pela CLT- Consolidação de Leis Trabalhistas, que também pode ser conhecido como trabalhador formal ou de carteira assinada.

Algo que diferencia as siglas também (PIS e PASEP) é o fato de cada benefício ser depositado em diferentes instituições financeiras, sendo: o PIS posto na Caixa Econômica Federal e o PASEP no Banco do Brasil.

Quanto e quando eu posso sacar?

O valor máximo que você pode sacar é de apenas um salário mínimo, que hoje é de R$ 1.045 (um mil e quarenta e cinco reais), no entanto, o mesmo é definido a partir da quantidade de meses que você trabalhou em determinado ano.

E em relação à quantidade de saque, é válido deixarmos claro que o mesmo pode ser realizado apenas uma vez ao ano.

Pis Pasep
Pis Pasep

PIS PASEP – veja se você tem direto

Previamente foi ressaltado o fato de que o PIS PASEP é direcionado aos trabalhadores.

Os trabalhadores por sua vez, reforçando mais uma vez para que fique claro para todos, devem estar trabalhando de modo formal, coisa que também conhecemos como: regido pela CLT, ou então, de carteira assinada.

No entanto, ainda neste grupo de pessoas, existem algumas restrições, para que então, você possa ter direito ao seu saque.

Portanto, confira a seguir quais são os requisitos para que alguém possa obter o benefício em suas mãos e então, veja se você está apto:

  • o valor de sua remuneração mensal deve ser de pelo menos dois salários mínimos;
  • você deve trabalhar com a sua carteira assinada, ou seja, formalmente, há pelo menos cinco anos;
  • você deve também estar informado no RAIS, sigla referente ao Relatório Anual de Informações Sociais;
  • e por fim, você deve possuir registro em sua carteira de trabalho por no mínimo 30 dias seguidos.

Saque

Para o saque, você obviamente deve comparecer à instituição referente ao seu tipo de benefício, sendo ele PIS ou PASEP, pois conforme já ressaltamos, o lugar no qual os mesmos são depositados, são diferentes.

E em relação ao dia, você deve seguir o calendário que o próprio governo é responsável por criar.

Leia também>>> Aplicativo para consultar seu Score.

Artigo anteriorAplicativo para baixar carteira de trabalho digital
Próximo artigoSites Para Aprender Inglês De Graça