Validar a CNH

Para validar a CNH existe um processo realizado para obter a versão digital da carteira de motorista nacional. O documento deve ser emitido através do aplicativo CDT – Carteira de Trânsito Digital. No entanto, antes de acessar a carteira eletrônica, a autenticidade do titular do documento deve ser comprovada.

O processo de validação é bastante simples, mas pode variar dependendo da sua situação ou documento físico. Pensando nisso, preparamos este post com um passo a passo para que todos possam acessar o CNH Digital 2021.

Recomendamos que antes de começar a ler este post, você já tenha o Download CDT – Digital Aplicativo de carteira. Tráfego, disponível para smartphones Android e iOS. Depois de baixar o aplicativo, você está pronto para ir.

Como validar a cnh com reconhecimento facial?

Este é o principal método para validar a carteira de motorista. Aqui isso é feito com seu smartphone e você tem que escanear o código QR na carteira de motorista.

Por isso seu documento deve ter o código QR impresso na parte interna para seguir este passo a passo. Lembrando que somente a CNH emitida a partir de maio de 2017 virá com QR code impresso nela.

Como faço para validar a CNH com QR code?

  1. Abra o aplicativo Carteira de Trânsito Digital e faça o seu login;

2) Clique na opção ‘’ Habilitação’’;

3) Em seguida, selecione ‘’Toque para baixar sua CNH’’;

4) O aplicativo lhe dará todas as opções para validar a carteira de habilitação. Selecione  ‘’Validar por celular’’;

5) Você deve conceder à câmera do seu smartphone acesso ao reconhecimento facial, então clique em Conceder.

Serão oferecidas algumas insrtruções sobre o procedimento. Role a tela para a esquerda até chegar à opção “Vamos Começar?”;

7) Abra a sua CNH física e escaneie o QR Code com a câmera do seu smartphone. Lembrese que você so terá apenas 5 tentativas para conseguir fazer isso. Caso não consiga, não será mais possível fazer a validação por reconhecimento facial;

8) Após a leitura, começará a validação da biometria facial. Você terá 10 tentativas para conseguir ter sucesso. Caso contrário, não vai ser mais possível fazer a validação por reconhecimento facial;

9) Aponte a câmera para seu rosto, aguarde o foco ideal e faça o que o app solicitar. Será preciso fechar os olhos e sorrir;

10) Depois, você precisará informar o CEP do endereço informado ao Detran quando a CNH foi emitida. Serão até 3 tentativas e, caso não conseguir, a validação por reconhecimento facial não estará mais disponível;

11) O próximo passo e fornecer seu telefone para a validação;

12) Por fim, será preciso fornecer uma chave de acesso de 4 dígitos para acessar o documento. É possível que você a tenha criado anteriormente se já possui o documento do carro no app. Neste caso, basta repeti-la. Caso contrário, crie uma nova. Ainda é possível, utilizar o desbloqueio biométrico por digital neste ponto caso seu smartphone permita.

Pronto! Agora você já tem acesso a sua CNH no seu smartphone.

Para quem não possui o QR code

Conforme explicado acima, quem não obteve licença ou renovação de licença deve solicitar uma segunda via, que atualmente custa R$ 42,42. Traga sua carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço com as respectivas cópias.

Ao imprimir a nova versão, basta seguir o procedimento descrito no tópico acima para ativar a CNH Digital.

Conclusão

Ativar a CNH Digital tem a vantagem de não precisar carregar o documento tradicional a todo momento, embora seja aconselhável que você tenha as duas versões em mãos e possa visualizá-las em seu smartphone, se necessário.

Para ative a CNH Digital, basta se cadastrar no portal do Denatran, ativar um link de autenticação e inserir o número do e-mail no campo código de ativação. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, você deve inserir esse número. O procedimento pode ser feito inteiramente pela internet se você tiver o certificado digital.

Caso não tenha, terá que ir ao Detran. O mesmo se aplica a quem não tem carteira de motorista com código QR. Nesse caso, além de confirmar os dados, você deve solicitar uma segunda via.

Artigo anteriorAssistir palmeiras ao vivo
Próximo artigoAssistir ESPN ao vivo