Para validar a CNH existe um processo realizado para obter a versão digital da carteira de motorista nacional. O documento deve ser emitido através do aplicativo CDT – Carteira de Trânsito Digital. No entanto, antes de acessar a carteira eletrônica, a autenticidade do titular do documento deve ser comprovada.
O processo de validação é bastante simples, mas pode variar dependendo da sua situação ou documento físico. Pensando nisso, preparamos este post com um passo a passo para que todos possam acessar o CNH Digital 2021.
Recomendamos que antes de começar a ler este post, você já tenha o Download CDT – Digital Aplicativo de carteira. Tráfego, disponível para smartphones Android e iOS. Depois de baixar o aplicativo, você está pronto para ir.
Como validar a cnh com reconhecimento facial?
Este é o principal método para validar a carteira de motorista. Aqui isso é feito com seu smartphone e você tem que escanear o código QR na carteira de motorista.
Por isso seu documento deve ter o código QR impresso na parte interna para seguir este passo a passo. Lembrando que somente a CNH emitida a partir de maio de 2017 virá com QR code impresso nela.
Como faço para validar a CNH com QR code?
- Abra o aplicativo Carteira de Trânsito Digital e faça o seu login;
2) Clique na opção ‘’ Habilitação’’;
3) Em seguida, selecione ‘’Toque para baixar sua CNH’’;
4) O aplicativo lhe dará todas as opções para validar a carteira de habilitação. Selecione ‘’Validar por celular’’;
5) Você deve conceder à câmera do seu smartphone acesso ao reconhecimento facial, então clique em Conceder.
Serão oferecidas algumas insrtruções sobre o procedimento. Role a tela para a esquerda até chegar à opção “Vamos Começar?”;
7) Abra a sua CNH física e escaneie o QR Code com a câmera do seu smartphone. Lembrese que você so terá apenas 5 tentativas para conseguir fazer isso. Caso não consiga, não será mais possível fazer a validação por reconhecimento facial;
8) Após a leitura, começará a validação da biometria facial. Você terá 10 tentativas para conseguir ter sucesso. Caso contrário, não vai ser mais possível fazer a validação por reconhecimento facial;
9) Aponte a câmera para seu rosto, aguarde o foco ideal e faça o que o app solicitar. Será preciso fechar os olhos e sorrir;
10) Depois, você precisará informar o CEP do endereço informado ao Detran quando a CNH foi emitida. Serão até 3 tentativas e, caso não conseguir, a validação por reconhecimento facial não estará mais disponível;
11) O próximo passo e fornecer seu telefone para a validação;
12) Por fim, será preciso fornecer uma chave de acesso de 4 dígitos para acessar o documento. É possível que você a tenha criado anteriormente se já possui o documento do carro no app. Neste caso, basta repeti-la. Caso contrário, crie uma nova. Ainda é possível, utilizar o desbloqueio biométrico por digital neste ponto caso seu smartphone permita.
Pronto! Agora você já tem acesso a sua CNH no seu smartphone.
Para quem não possui o QR code
Conforme explicado acima, quem não obteve licença ou renovação de licença deve solicitar uma segunda via, que atualmente custa R$ 42,42. Traga sua carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço com as respectivas cópias.
Ao imprimir a nova versão, basta seguir o procedimento descrito no tópico acima para ativar a CNH Digital.
Conclusão
Ativar a CNH Digital tem a vantagem de não precisar carregar o documento tradicional a todo momento, embora seja aconselhável que você tenha as duas versões em mãos e possa visualizá-las em seu smartphone, se necessário.
Para ative a CNH Digital, basta se cadastrar no portal do Denatran, ativar um link de autenticação e inserir o número do e-mail no campo código de ativação. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, você deve inserir esse número. O procedimento pode ser feito inteiramente pela internet se você tiver o certificado digital.
Caso não tenha, terá que ir ao Detran. O mesmo se aplica a quem não tem carteira de motorista com código QR. Nesse caso, além de confirmar os dados, você deve solicitar uma segunda via.